About Me

Overpower - “Greatness Within” Review


O que começou por ser uma banda de covers a tocar por Zagreb, tornou-se num projecto de originais e 2014 é o ano em que os croatas Overpower se apresentam ao mundo dos inéditos com o primeiro álbum “Greatness Within”.

Nada inovadores, mas fiéis ao groove metal com nuances thrash metal, os temas que compõem este primeiro disco são maioritariamente influenciados por Pantera, especialmente na forma como Frane aplica a sua voz – sim, muitas vezes a fazer lembrar Phil Anselmo. Mesmo assim, ainda há espaço para não cair na mesma abordagem e em “Conqueror” temos até um refrão bem característico de Disturbed. Neste tema, os Overpower aplicam também uma série de contratempos que dão a sensação de queda corporal que demora em acontecer e que se despoleta no tal refrão. Ainda pegando em refrões, e apesar de ser uma banda do underground, a máxima de “Life In A Lie” ficaria muito bem num grande festival com milhares de pessoas aos saltos num rodopio que gritaria a letra da música.
O tema-título é uma música que começa seca e partida em riffs rítmicos, mas que acaba por abrir caminho a um refrão mais ou menos melódico que é, sem dúvida, o mais catchy em todo o álbum, e mesmo sendo melódico é quebrado por versos vocais mais agressivos. Solos são uma constante em todo o disco, formando, claro está, os momentos mais emblemáticos. São na sua maioria rápidos com algumas pitadas melódicas que fazem esquecer um pouco a rigidez das composições.

E o que é groove sem a presença do baixo? Nada. Por isso, os Overpower tiveram em conta que para atingirem aquilo que queriam em relação ao seu estilo deviam fazer com que o seu baixista tivesse a presença adequada. Assim sendo, as linhas de baixo são ouvidas com frequência no acompanhamento dos riffs ou até em momentos solitários como no início do tema inaugural, “Paid Trip To Nightmare”.

Nota: 7/10

Review por Diogo Ferreira