About Me

Anti-Mortem - "New Southern" Review


Pela publicidade e título do álbum, até parece que alguém quer tirar os Pantera do trono do metal sulista. Ok, esta afirmação é mais bombástica do que verdadeira, mas perante toda a publicidade que este álbum teve pela Nuclear Blast, fica-se com a sensação de que deve estar aqui a oitava maravilha do mundo. Efectivamente "New Southern" não é a oitava maravilha do mundo, mas também não é a pior coisa que já vimos e ouvimos. Com uma abordagem moderna ao hard rock, o feeling que "Words Of Wisdom", o primeiro tema do álbum, deixa é bem positivo, mesmo que não seja surpreendentemente diferente de qualquer outra proposta de hard'n'heavy que tenhamos ouvido nos últimos anos.

Riffs potentes, bons solos e bons refrões, no entanto, falta a estes jovens (no verdadeiro sentido da palavra, já que andam todos na casa dos vinte e poucos) aquele toque de génio que destaca o hard rock lendário do corriqueiro. Não podemos dizer que seja corriqueiro mas certamente ainda faltam alguns degraus para chegar ao lendário. A força das suas músicas confundem-se com aquele tipo de rock musculado e tingido de nu-metal que bandas como Disturbed e Godsmack fazem desde o início do milénio, embora que se tenha que admitir que o som dos Anti-Mortem é bem mais interessante.

Apesar desse interesse no seu som e na forma energética como a banda norte-americana chega ao primeiro álbum, o hype gerado pela sua editora é nitidamente exagerado e aquela banda apontada como a melhor coisa sulista desde que os Pantera findaram acabou passado poucos meses o lançamento do álbum. À distância talvez este trabalho sobreviva ao teste do tempo, mas considerando a quantidade de propostas que temos hoje em dia no que ao hard rock diz respeito, esta passagem fugaz dos Anti-Mortem será um pequeno, mas interessante, apontamento na história da música pesada.


Nota: 6.4/10

Review por Fernando Ferreira