About Me

Lebensnacht - "Uudelleensyntynyt Ikuiseen Pimeyteen" Review



Por vezes somos impiedosos com bandas de deathcore que têm nomes de álbuns ou até mesmo com outros nomes que sofrem de imaturidade compulsiva. Mas que dizer de bandas de nacionalidades escandinavas ou germânica e que lançam álbuns com nomes impronunciáveis como este "Uudelecoiso" (chamemos-lhe assim, de forma carinhosa)?. Os Lebensnacht são um dos nomes recentes do black metal pagão que mais consistência tem apresentado no underground. Fundados apenas em 2008, e estreando-se nos lançamentos com um split em 2012, foi em 2013 que lançaram o primeiro e segundo álbum, sendo que agora em 2014 chegam ao terceiro álbum.

Não existem surpresas neste trabalho aqui apresentado já que o black metal cru e pagão desta one-man-band (não poderia deixar de ser) está intacto. O facto de ser um som primitivo, não quer dizer que a produção seja daquelas em que as guitarras parecem um enxame de abelhas e que tudo o resto está escondido nesse mesmo enxame. Todos os instrumentos ouvem-se na perfeição, embora tenha um feeling de ter sido registado ao vivo e não num estúdio em vários takes. Essa é uma das principais razões deste álbum soar tão orgânico como soa.

A dinâmica também é um dos pontos fortes, mesmo que tenha na melancolia o seu ponto principal. Uma música como "Erkenntnis" tem um início lúgubre que apenas mais de meio é assaltado pela distorção, mas tal também não altera em nada esse espírito, um espírito que serve como linha e fio condutor ao longo de todo o trabalho. Apesar desse fio condutor, faltam aqui malhas que agarrem os ouvintes pelo ouvido, faltam ganchos embora nesse aspecto, a mais bem conseguida seja mesmo a instrumental "Ende", uma peça de beleza indescritível. Se este fosse o caminho optado, talvez a taxa de sucesso por faixa fosse mais elevada. Mesmo assim, bom trabalho.


Nota: 6.5/10
 
Review por Fernando Ferreira