About Me

Dust Bolt - "Awake The Riot" Review




Mesmo com a enchurrada thrash que se tem levado/sofrido nestes últimos anos, uma entrada como a de "Living Hell" ainda é capaz de cativar aqueles que precisam de doses diárias de thrash metal. Pegar naquilo que foi feito nos inícios da década de noventa nos Estados Unidos pode ser uma boa forma de ficar com uma ideia do que os alemães Dust Bolt tratam neste seu segundo álbum de originais. Apesar da sua nacionalidade e da tradição alemã no thrash, o sabor aqui deixado pende mais para o norte-americano, ficando uma boa mistura de géneros que funciona como lufada de ar fresco.

Pelo tom da capa e pela própria produção, pode ficar a ideia de que a banda opta pelo caminho de uns Gamma Bomb ou Municipal Waste, com descargas curtas e grossas e com um apelo crossover, mas esse caminho raramente é seguido, tirando faixas como "Awake The Riot - The Final War" e "Drowned In Blind Faith" que são mais imediatas. Há um esforço consciente para que exista alguma complexidade a nível de estruturas de músicas e trabalho de guitarra, embora neste aspecto, o foco da banda esteja essencialmente nos riffs e licks do que propriamente licks e solos.

É um álbum cheio de dinâmicas e contorna de forma ágil e sábia o facto deste mercado já estar sobrepopulado há bastante tempo. Assim, este trabalho, mesmo com os seus sessenta minutos de duração, acaba por não enjoar nem causar aborrecimento, como acontece como muitas boas bandas. Ao segundo trabalho, esta banda mostra a classe e a categoria de uma banda veterana, mostrando que está aqui um dos grandes valores do thrash metal alemão para o presente e para o futuro. Mesmo sendo um género selvagem, com muita concorrência, os Dust Bolt têm valor para subirem a pulso nas preferências dos fãs do thrash metal.

 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira