About Me

Pentacle - "The Fifth Moon... Beyond And Back" Review


Os Pentacle, apesar de relativamente desconhecidos, são uma das bandas clássicas de death metal holandês, com um início de carreira que remonta aos finais da década de oitenta. Demoraram algum tempo a lançar o álbum de estreia, tendo para isso lançado primeiro duas demos e dois EPs. A banda ainda não passou do segundo trabalho, mas tem um número considerável de EPs, splits e até um álbum ao vivo. Este "Fifth Moon... Beyond And Back" é uma reedição em jeito de compilação em dois CDs. Como só tivemos acesso ao primeiro disco só poderemos nos pronunciar sobre esse, mas daremos uma perspectiva geral do lançamento.

O material reeditado diz respeito ao EP "The Fith Moon", editado originalmente em 1996, tendo ainda uma versão da "A Serpent In Blood Red" que não foi aproveitada para o EP e mais as duas músicas do EP lançado em 1995, "Exalted Journey". Todas estas faixas, remasterizadas revelam um death metal de qualidade superior no departamento técnico e que consegue manter um equilíbrio engraçado entre a vertente old-school, que lhes está enraizada nos ossos com a parte técnica, que é uma das maiores características do seu som. O segundo CD tem ainda as duas demos lançadas em 92 e 93 mais uma faixa disponível apenas numa colectânea e uma gravação de um ensaio.

O som do primeiro CD é bom - aceitável no tal outtake da "A Serpent In Blood Red" e melhor no EP "Exalted Journey" - e é uma boa representação do passado desta banda que apesar de ter apenas dois álbuns lançados em vinte e cinco anos de carreira, é bastante activa no underground. As influências de Celtic Frost nos seus primórdios são mais que óbvias mas esse tipo de som também é característico das bandas death metal vindas da Holanda naqueles anos. Uma boa forma de ficar a conhecer o passado desta banda, que mesmo não sendo histórica ou das mais fundamentais que nasceram nos Países Baixos, tem qualidade o suficiente para merecer o tratamento deste lançamento.


Nota: 7/10


Review por Fernando Ferreira