About Me

V/A - "Ragnarok Juletide" Review


Ora aí está, o projecto de natal finlandês na veia dos Trans-Siberian Orchestra está de volta, desta feita a cantar em inglês os hinos finlandeses e internacionais sobre o natal. Com um elenco de luxo que conta com membros dos Nightwish, Tarot, Sonata Arctica, Northern Kings e Amaranthe esta é uma curiosa compilação de músicas de natal que tem uma invulgar abordagem a temas clássicos, distinguindo-se dos Trans-Siberian Orchestra pela sua abordagem nitidamente power metal - não querendo isto dizer que tenhamos pedal duplo e malhas a up tempo. Parecendo que não, já existem há uma década, focando-se em apresentações ao vivo e incrementando continuamente o número de vozes a participar

É essa abordagem que claramente lhes dá alguma avanço e que torna estas doze versões minimamente interessantes, sem cair no mesmo de sempre que é costume neste tipo de lançamentos. Claro que em momentos como "Little Drummer Boy" e "Christmas Is Here", por momentos o azeite natalício parece ser excessivo mas até nesses momentos a coisa resulta bem, mais que não seja pela distorção estar sempre presente. Não fosse isso e tornava-se completamente banal perante as muitas propostas do género (podem até nem ser muitas, mas algumas fazem com que a paciência disponível para este tipo de coisas se esgote completamente). Até na incontornável "Avé Maria" a coisa resulta bem com uma beleza ímpar.

Há duas formas de se encarar este trabalho. Como uma curiosidade para mostrar a amigos não metaleiros que fará certamente sucesso, ou então como uma variante daquilo que de projectos como Northern Kings faz, versões natalícias metaleiras - finalmente. Seja como for, tem capacidade para aguentar a problemática da anedota que é contada uma vez e perde logo toda a piada. Não é um truque que se gastar depressa, embora também tenha os seus limites de interesse. Já agora, "Ragnarok Juletide" significa "Natal Pesado". Metal Christmas and a Heavy new Year!


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira