About Me

Tuomas Holopainen - "The Life And Times Of Scrooge" Review


Muito se falou do trabalho a solo de Tuomas Holopainen, tentando relacioná-lo com a possível orientação do próximo álbum dos Nightwish, mas a partir do momento em que se soube que seria uma banda sonora para uma história do Tio Patinhas, já há muito esgotada e fora de circulação, pode-se por essa ideia de parte. Na verdade, o facto de ser uma banda sonora de uma personagem da Disney não é isso que condena (nem salva) este trabalho. É indiscutível, só pela audição da primeira faixa que serve como introdução à história, que este trabalho poderia realmente servir como banda sonora de um filme (de animação ou não) e isso já diz muito da qualidade de Tuomas como compositor.

A base é a tradição celtado folk, ajudada em muito pelas vozes femininas, que dão aquele toque etéreo tipo Enya que ficam sempre bem. Por certos momentos faz lembrar a banda sonora do filme "Titanic" composta por James Horner. Claro que aqui a música é bem mais bombástica - ou não tivessem aqui alguns tiques dos Nightwish bem presentes, mas os vários momentos de feeling folk são de um bom gosto extremo. Não se pode dizer que exista aqui algum momento que se saliente dos restantes, já que as músicas andam todas mais ou menos na mesma linha, umas usando mais de alguns instrumentos acústicas outras de outros, mas isso também não quer dizer que seja um mau álbum. Apenas não é um álbum de metal. Nem de rock, quanto mais de metal.

Sendo assim, percebe-se o porquê de muitos fãs ou simpatizantes tenham falado horrores disto, mas o que é certo é que se "The Life And Times Of Scrooge" for visto, ouvido e sentido por aquilo que é, uma boa banda sonora, então não haverá qualquer desilusão. Em certos momentos parece que realmente se arrasta um pouco e como sabemos que se trata de um trabalho de Tuomas ainda acreditamos que vamos ouvir uma guitarrada qualquer lá para o meio, mas tal nunca chega acontecer. Para os fãs e apreciadores de bandas sonoras está aqui uma obra à altura que cujo único problema é não ter as imagens que sirvam para acompanhar a música. Para todos os outros fãs de power metal sinfónico, bem... não há aqui muita coisa para vocês.

 
Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira