About Me

Blind Petition - "Law & Order" Review


Analisar a carreira dos Blind Petition não deixa de ser uma tarefa impressionante. Oriundos da Áustria, a banda já existe desde 1974, tendo apenas iniciado a carreira discográfica com um single em 1980. Talvez não seja muito profícua (o primeiro álbum só surgiu sete anos mais tarde) mas só a vitalidade com que este “Law & Order” nos soa faz com que se fique com uma ponta de admiração, mesmo que o hard’n’heavy da banda não seja o nosso estilo musical preferido. Este álbum é o sétimo e foi lançado sete anos depois do anterior mas surge como se fosse o primeiro tal não é a energia. Por outro lado, surge como se fosse o décimo quarto tal não é a experiência que é evidente nestas onze músicas.

Mais do que experiência, é classe o que transpira ao longo deste trabalho. “Like Hell” inicia o trabalho com um riff fortíssimo e com um ritmo bem empolgante, só superado pelo refrão para lá de clássico. Parece que estamos de volta aos bons e velhos tempos dos refrões marcantes, dos bons riffs e dos bons solos de guitarra. Este é um padrão que se repete ao longo destes quase cinquenta minutos, mas tal não enjoa nem farta. “People” opta mais pelo groove do rock com batida segura e mais um riff viciante de tão clássico que é, tal como a “The Score” e “Down To The Ground.” O tema título começa de forma calma mas vai ganhando intensidade conforme progride, com um marcante refrão.

Já se tinha saudades de falar tantas vezes em refrões, uma raridade nos dias que correm da música pesada de cariz mais mainstream, mas que aqui se fica de barriga cheia. De barriga cheia também se fica do bom feeling do velho rock’n’roll com temas como “Highway Devils” (a harmónica é um instrumento que dá sempre um feeling brutal a qualquer música rock) e “God Of Rock’N’Roll” (com um inspirado solo, ideal para o air guitar). Resumidamente, esta banda não parece austríaca, esta banda nem sequer parece deste tempo. O seu som não é datado, mas é tão bom que parece irreal. Um bom álbum para todos os que têm saudades de ouvir hard rock de qualidade. Os bons tempos podem não estar de volta aos tops e às rádios, mas definitivamente estão de volta para quem procura pelos mesmos. Quem procurar pelos Blind Petition, é isso mesmo que vai ter.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira