About Me

Saint Spirit - "Mea Culpa" Review


Os Saint Spirit são uma banda brasileira com uma carreira já considerável na cena do Brasil, tendo reunido alguma polémica à sua volta pelas suas opiniões implacáveis, do ponto de vista que uma banda cristã se esperaria ter. Este "Meo Culpa" é o quinto álbum da banda (segundo as suas contas) e mostra uma faceta de djent apreciável, não ficando refém dos trejeitos do estilo e conseguindo com que o foco do ouvinte fique nas músicas como um todo e não em exibições técnicas sem sentido. Acaba por ser uma súmula de vários estilos, além do djent, juntando-lhe tiques thrash e death metal.

O conceito deste trabalho é riquíssimo, sendo um álbum conceptual, com temas tanto em inglês como em português, que retrata as barbaridades cometidas contra os pacientes do hospital psiquiátrico Colónia, fazendo com que a intensidade lírica da banda ainda seja incrementada para níveis que ainda não tinham sido percorridos pela banda. A forma como toda a raiva transparece de cada uma das faixas faz com que sejam mais intensas. Juntando a riqueza lírica à riqueza musical, este trabalho tem tudo para ser um dos mais fortes da banda brasileira até hoje, embora ainda esteja algo longe da perfeição.

O defeito a ser apontado a "Mea Culpa" será sem dúvida do som, a soar, na grande maioria das vezes, pouco claro e definido. Não está desenquadrado daquilo que o estilo normalmente demonstra, mas estas músicas parece que pedem por outra abordagem. Independentemente disso, é bom álbum, com algumas participações especiais na voz - Frank Lima dos Maieuttica em "City Of Roses", Daniel Monteiro dos Folhas de Outono em "Bonsai" e Bruno Max dos Puritan em "Tortura". A conhecer.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira