About Me

Hammerfall - "(R)Evolution" Review


Os Hammerfall passaram por uns maus momentos criativos, com o fulgor do início da carreira a perder-se aos poucos e a lançarem álbuns que não reuniram os consensos desejados quer entre a crítica quer entre os fãs. Ao nono álbum, é anunciado o fatídico regresso - aquele que normalmente é anunciado quando as bandas andam perdidas - regresso esse que nem sempre bate certo com as expectativas geradas. Neste caso em específico, podemos falar efectivamente que este é um regresso aos bons trabalhos por parte dos suecos, mesmo que seja sempre ingenuidade pensar que se pode reproduzir os inícios de carreira fulgurantes. Não foi o que os Hammerfall pretendiam mas provavelmente seria o que os fãs esperavam. Os que acreditaram nisso só se poderiam desiludir.

"Hector's Hymn" recupera a tradição de termos a palavra "Hammer" nas letras, o tema título e o single "Bushido" recuperam os grande refrões. Por falar em "Bushido", é engraçada a forma como recuperam o seu clássico "The Way Of The Warrior" no final do tema, com o riff e o refrão a finalizar o tema. Não se pode dizer que é um álbum perfeito, no entanto, consegue fazer jus ao seu nome e talento, sendo uma soma de todas as experiências que a banda teve nos últimos anos, boas e más. Tem dinâmica suficiente para manter qualquer fã de heavy/power metal interessado, desde as mais compassadas como "Live Life Loud" e "Ex Inferis" com outras mais mexidas como "Wildfire" e "Tainted Metal".

Claro que existe aqui uma escorregadela ou outra, como a algo previsível (e por isso aborrecida) balada "Winter Is Coming", que parece igual a todas as outras que a banda fez mas sem o seu poder de atracção ou então a "We Won't Back Down" que começa cheia de poder e depois esmorece de forma quase significativa. Certamente este "(R)Evolution" não é forte o suficiente para os colocar no topo como o álbum de estreia os colocou mas de certeza que os coloca novamente em jogo. Não é uma (R)evolução mas sim um (Re)encontro. Já não é mau, há quem se perca definitivamente.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira