About Me

If These Trees Could Talk - "Red Forest" Review



Como vimos anteriormente, na crítica ao álbum de estreia “Above The Earth, Below The Sky”, estes dois trabalhos foram recuperados pela clássica editora de metal norte-americana, Metal Blade. Este é o segundo álbum, lançado originalmente em 2012 – portanto, não há muito tempo e numa altura em que o post-rock já não é propriamente sinónimo de popularidade – tal já não acontecia aquando da estreia em 2009. No entanto, o post-rock é um género que é atractivo sempre, apesar até de momentos em como o que estamos inseridos, que quase é moda não gostar de post-rock. Para os apreciadores de instrumentais, com guitarras distorcidas, “Red Forest” é um prato em cheio.

O álbum flui de forma perfeita, oscilando entre as dinâmicas do peso (menos acentuado que na sua estreia) e os momentos de melodia atmosférica. O tema título é um excelente exemplo desta fórmula resultando em pleno. A seu favor têm o facto de ter três guitarristas a aproveitar ao máximo essa vantagem, quer a nível de ritmo, dos vários e inventivos arranjos assim como nos leads marcantes. Tudo junto, faz com que se tenha um álbum que vai crescendo como que uma peça de tapeçaria, uma bela obra para os sentidos, que conforme progride vai conquistando o ouvinte aos poucos, mas de forma segura. É sabido que este género funciona (de forma eficiente) quando são estabelecidas as bases que permitem levar um climax. É o que temos aqui, sem tirar nem pôr.

Poderão já estar fartos destes lugares comuns, inevitáveis, quer se trata de um bom ou de um mau disco, mas não existem dúvidas nenhumas de que este é um trabalho que além de excelente, é totalmente viciante. Se calhar a melhor forma de o classificar não será como pós-rock e sim como álbum instrumental e nesse espectro, é daqueles que resistem ao teste do tempo sem o mínimo de problema ou dificuldade. A forma como termina espelha bem o seu espírito e a sua força e tudo o que foi dito anteriormente. Foi editado apenas há dois anos, mas se a reedição significa chegar a mais pessoas e a um espectro do mercado que não tenha sido atingido anteriormente, a sua qualidade justifica-o por completo.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira