About Me

Codex - "Peace Paradox" Review


Álbum de estreia dos Codex, banda de metal progressivo holandesa, lançado em edição de autor através do bandcamp da banda e que se apresenta com um com conjunto de canções ainda que não consiga deslumbrar. Não há primeira, pelo menos. "Heat Of War" inicia este trabalho com um bom riff de guitarra e cativa pela voz de Rhodan ten Kleij que se apresenta como um cruzamento entre um Fish e um Geoff Tate mais sóbrio. Apesar do bom início, esta música evidencia algo que se vai suceder ao longo do trabalho. Apesar da qualidade evidente, as músicas parecem não descolar. Parecem. E pomde enganar.

O tema título é aquele que começa a dar a indicação de que as coisas não são sempre tão lineares como julgamos. É uma música que parece ser uma versão melhorada do tema anterior mas com um grande solo de guitarra e melodias superiores que a torna a melhor do álbum. Apesar de ser a segunda música, não é propriamente aborrecido ouvir o resto do trabalho, principalmente para quem for aficionado das sonoridades progressivas. Apesar de alguma uniformidade dos temas é entre a dinâmica de músicas como "Hollow Meat" (o tema mais directo deste trabalho) e "The Arithmetic Mean" (tema instrumental e bem complexto) que "Peace Paradox" se constroi.

Para quem é estranho ao metal progressivo, este álbum poderá custar um pouco a engolir, mas não é dos piores casos em que temos música feita para outros músicos apreciarem. A música é complexa, mas o foco não parece estar longe das próprias músicas, de ter verdadeiras músicas. Um primeiro trabalho que revela verdadeira potencialidade para que se tornem num dos grandes nomes do metal progressivo europeu, havendo muito espaço e sobretudo talento para progredirem.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira