About Me

Exhumed - "Gore Metal Redux - A Necrospective" Review


Os Exhumed são um dos nomes clássicos do death metal norte-americano, arraçado de grindcore e com uma eterna adoração ao gore. Apesar da banda existir desde 1990 e com inúmeros lançamentos no underground entre demos e splits, apenas chegou ao primeiro álbum de originais em 1998, precisamente com "Gore Metal". A banda tornou-se uma das grandes referências do estilo e este álbum manteve-se como um clássico incontornável. Essa poderá ser uma das razões para a regravação deste trabalho. Outra poderá ser a necessidade de fazer um update ao som, mas o original até que não é mau de todo. Pelo contrário. Claro que por último, poderá ser apenas uma forma de capitalizar mais algum dinheiro com obra realizada. Não pensemos nisso, pelo menos por enquanto.

"Necromaniac" dá logo indicação que o som realmente é mais poderoso e que até sabe bem ouvir este "Gore Metal" com um som mais límpido e cristalino. É irónico, no mínimo, falar de death metal brutal (ou de gore metal) e dizer que o som cristalino e límpido é-lhe favorável, mas efectivamente é isso que acontece. Uma faixa como "Enucleation" parece que ainda ficou melhor, com os solos de guitarra a soarem mesmo acutilantes e viciantes. E tudo isto, conseguindo manter a energia bruta que as composições transmitiam na gravação original.

Poderá até uma forma de capitalizar, seja por parte da banda e editora, em material já existente, mas a verdade é que "Gore Metal Redux" soa extremamente bem, vindo na linha da forma como os últimos álbuns da banda norte-americano têm soado e isso, por si só, poderá justificar a sua aquisição, sendo também uma forma de introdução à banda - não querendo dizer isto que é mais acessível do que aquilo que a banda mostrou inicialmente. Continuamos a ter aqui death metal tingindo a grindcore com tendências gore. A classe é que levou um pequeno upgrade.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira