About Me

Rwake - "Xenoglossalgia (The Last Stage Of Awareness)" Review


Os Rwake são mais uma banda norte-americana que mistura sludge e doom, mas a forma como o fazem é aquilo que os distingue dos restantes mais, aquilo que os impede de ser mais um. A banda já está em silêncio há já quatro anos (ignorando o single “Forge” lançado em 2012) e como tal a Relapse resolveu reeditar o seu primeiro lançamento de sempre, demo originalmente lançado em edição de autor em 1998, e que agora nos é apresentado em vinil, lançamento digital e cd. Apenas no seu último álbum de originais a banda conseguiu surpreender com o seu sludge/doom arraçado de cientista maluco, mas ao ouvir este “Xenoglossalgia”, é fácil constatar que a maluquice já estava bem presente desde os seus primórdios.

“Or Die” por exemplo, parece algo saído de um álbum de black metal melódico que depois foi coverizado por Today Is The Day. Comparação estapafúrdia mas que dá para ter uma leve ideia do assunto tratado aqui. Obviamente existe um problema de identidade e direcção, onde muitas vezes a banda dispara em todas as direcções, falhando grande parte dos alvos, mas há um encanto de ingenuidade, quase juvenil, que é impossível ficar indiferente. Isto nas cinco faixas que compõem o alinhamento original da demo, mas esta reedição traz-nos como bónus um interlúdio chamado de “Interlude” e um gigantesco épico de quarenta e quatro minutos intitulado de “Calibasos/So Fucking Tired”, que por si só justifica a reedição e a aquisição deste material.

Um sentido de psicadelismo, progressão e experimentalismo que são simplesmente irresistíveis, e que nos mostram que esta banda é um poço de surpresas, mesmo que essas surpresas não sejam de fácil assimilação, que não são. É um daqueles trabalhos que se ouve vezes sem conta até se conseguir ter uma opinião formada, no entanto, apesar desse facto, continua a querer ouvir-se. Custa a crer que já passaram dezassete anos, mas o tempo é uma máquina trituradora onde apenas o que tem consistência sobrevive. “Xenoglossalgia (The Last Stage Of Awareness)” tem demasiados defeitos para ser considerado uma obra maior daquilo que representam os Rwake, mas é uma excelente apresentação ao potencial da banda.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira