About Me

Sechem - “[Ren]Loaded” Review


Os Sechem são madrilenos, mas, ao olhar para a capa deste trabalho percebe-se logo qual a grande inspiração cultural por detrás da música dos Sechem. E não é apenas conteúdo lírico sobre o Antigo Egipto que se pode esperar desta demo, mas sim música tradicional egípcia infundida com metal, e releia-se com atenção o que acabei de escrever, pois não é metal com influências egípcias como é habitual encontrar-se por aí, mas sim o contrário.

Tendo sido formados em 2010 por Marta Sacri – a flautista da banda – os Sechem apresentam-se neste seu primeiro lançamento como um grupo de folk metal oriental,  com uma produção que destaca especialmente o instrumental regional que compõe os ritmos muito característicos do Médio Oriente e a voz de Ikena. Com três temas, cada um deles com uma identidade muito própria, mas sem nunca se desviarem da sonoridade que é apresentada logo em “Son Of The Sun”, fica confirmado desde cedo que o ponto forte dos Sechem são as encantadoras melodias orientais, as quais, apesar de belas, por vezes caem no expectável e assim se mantêm até ao fim da música como é o caso de “Queen Of Nubia.” A voz de Ikena é agradável, mas tem muito pouca variação e, em bandas female-fronted como é o caso, se colocam a vocalista em grande destaque, ela deverá ter uma abrangência vocal digna de esse destaque.

“[Ren]Loaded” está muito longe de ser excepcional, mas os seus temas são catchy e a componente étnica tornam a rápida audição desta Demo uma experiência que, como já disse, é agradável. Com o lançamento de um EP prometido para este ano de 2015, fica-se na expectativa se os Sechem conseguem ir mais longe.

Nota: 6.8/10

Review por Tiago Neves