About Me

Falconer - "Falconer - Ultimate Edition" Review



O primeiro álbum dos Falconer foi uma pedrada no charco no meio da cena de folk metal, quando esta ainda não existia – o que existia era um sub-género do black metal onde eram usadas melodias folk (o chamado viking ou pagan metal), mas os Falconer – não querendo afirmar que foram os pioneiros neste tipo de coisas – sem dúvida que abriram caminho para que existisse mais espaço para o que depois se convencionasse a chamar de folk metal, mesmo que a base do grupo sueco seja sem dúvida o power metal. Rótulos aparte, este álbum de estreia é sem dúvida um clássico do metal com músicas que ainda hoje se mantém como essenciais a qualquer amante de peso e melodia – Músicas como “Upon The Grave Of Guilt”, Heresy In Disguise”, “Mindtraveller”, “The Past Still Lives On” e a cativante “Per Tyrssons Doettrar I Vaenge”, embora seja redutor apontar apenas um lote de faixas, quando todo o álbum é pautado pela excelência.

Já lá vão dezasseis anos. O tempo voa e apesar de se tratar de um dos grandes momentos da música pesada do final do ano passado, o que será que uma reedição terá para oferecer de extra? Para já, as onze músicas do álbum original surgem remasterizadas, além de que vai ser disponibilizado também em vinil. Depois, além do álbum, será acompanhado por um disco extra com três versões acústicas registadas no presente ano para os temas “Royal Galley”, “Wings Of Serenity” e “Mindtraveller, além de conter quatro temas na sua versão demo de 1999, sendo eles “Substitutional World”, “Lord Of The Blacksmiths”, a inevitável “Mindtraveller” e “Entering Eternity”.

Talvez para quem tenha o álbum original não justifique a compra, afinal o que se tem são temas alternativos e não propriamente algo de extraordinariamente novo. A remasterização também, apesar de não comprometer, também não é ela que vai fazer deste álbum a bomba que já é. No entanto, para os coleccionadores de vinil e para quem não tem o álbum ou não o conhece, então esta ultimate edition assume-se como fundamental já que o álbum em si deve constar de qualquer audioteca metaleira que se preze.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira