About Me

Pryapisme - "Futurologie" Review



Música desafiante é algo que, felizmente, se encontra bastante no espectro da música pesada, mas música desafiante que se consiga ouvir já é algo que é bastante raro. Curiosamente, França é um dos países que mais munição fornece para o canhão da música estranha e com os Pryapisme não foi excepção. A questão que fica - e que não é mesmo nada fácil de responder - é se "Futurologie" é desafiante e audível e nas primeiras audições, tal resposta não é nada fácil de responder.

Para haver termo de comparação, a única coisa que ocorre é a música que era feita a partir de trackers na década de noventa, ou seja, tendo por base instrumentos samplados, fazer música em casa, que na maior parte das vezes poderia parecer como um primo distante da banda sonora do Super Mario. Então o que temos é algo que mistura esse feeling, com alguns apontamentos orquestrais que surgem do nenhures, tal como batidas fortes que surgem da mesma forma. Pode-se dizer que o trabalho está dividido em dois. A primeira metade é composta por onze faixas, que não chegam aos três minutos. A segunda metade é a versão orquestral do que se ouviu para trás mas condensadas numa só faixa que faz com que soe ainda mais estranho mas definitivamente, mais agradável.

Este EP é estranho, sem dúvida, e é de tal forma que mesmo após múltiplas audições, é quase impossível ter-se uma opinião formada. A sua estranheza ora tem resultados ou não tem, e obriga a que a mente esteja bem aberta, mas além disso, que esteja com atenção às inúmeras variações. Mesmo nessa indefinição, uma coisa é certa, isto soaria bem melhor se não soasse tão artificial. Talvez um dia a música seja toda assim, talvez isto seja futurologia, como o título sugere... mas... esperemos que não.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira