About Me

Toto - "XIV" Review


Os Toto são uma banda clássica de hard rock melódico com uns certos toques progressivos que teve bastante sucesso com o single “Africa”, uma daquelas músicas que tem o dom de se colar ao cérebro e ficar lá por muitos bons tempos, mesmo que adormecida. Como muito dos seus pares, passou ali por uma travessia no deserto por alturas dos anos noventa e os primeiros anos do novo milénio, com reuniões, reformas, regressos, etc. Este “XIV é curiosamente o seu décimo terceiro álbum e marca o regresso da banda aos álbuns de originais depois de dez anos de ausência. Claro que o regresso é patrocinado pela Frontiers Records, padroeira deste tipo de coisas.

E ainda bem que existe uma entidade que suporta regressos como este dos Toto. “XIV” é um álbum perfeitamente válido de uma banda com um historial clássico como os Toto, mesmo que os dias de glória comercial estejam bem longes e que dificilmente será este “XIV” os vai trazer de volta. É esta a beleza de álbuns e regressos como este, bandas que já conquistaram quase tudo o que havia para conquistar mas que o amor e paixão pela música faz com que este álbum seja possível de se materializar com algumas músicas que seriam sucessos certos noutros tempos. O que já lá vai lá vai e o agora é o que temos.

A melodia da abertura de “Running Out Of Time”  e de “Burn” são cativantes mas são nos momentos mais calmos que a banda acerta em cheio - “Orphan” tinha tudo para passar nas rádios até à exaustão e o que dizer da belíssima “All the Tears That Shine” e da que soa mesmo a clássico, “Unknown Soldier”. Com uma série de elementos clássicos que se mantém frescos, a banda norte-americana consegue ter um conjunto muito interessante de músicas que validam de forma positiva este seu regresso. Para todos os que gostam e têm saudades do hard rock FM da década de oitenta, este é o álbum indicado.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira