About Me

Voice Of The Soul - "Catacombs" Review


Esta review vai para longe, muito longe, para uma destino exótico que raramente se ouve falar. Creio que ninguém está à espera de ouvir, no dia-a-dia, no Dubai, certo? Mas desta vez, vou quebrar a regra e apresentar-vos os Voice Of The Soul que, só para contrariar, até vivem actualmente nos Emirados Árabes Unidos!

Geografias à parte, existem desde 2007 e contam com 3 eps editados, sem contar com este álbum de estreia. É sem dúvida curioso assistir a este fenómeno metaleiro em paisagens que teoricamente apresentam resistências culturais às formas de arte mais ocidentais, contudo a teoria é mesmo para ser questionada com a prática e esta demonstra-nos que os Voice of the Soul são uma banda competente e muito aceitável de se ouvir.

Tal como referi, este primeiro disco, apresenta uma sonoridade que vai ao encontro de uns Opeth (antes de se virarem para uma abordagem mais soft e melódica), de uns Septic Flesh, Novembre, Gojira e até de uns Katatonia. Tudo nomes muito fortes para se comparar, mas a verdade é que a música deste “Catacombs”tem origens em todos eles, embora, mais uma vez, a própria banda não se limite a copiá-los descaradamente. Há ideia próprias, há pormenores, há detalhes de escrita e composição que dão todo o mérito aos Voice of the Soul. Este disco, muito bem produzido,  deambula por uma atmosfera pesadamente lenta e melancólica, com muito sentimento à mistura, deixando-nos respirar fundo nos arranjos de piano, nas passagens mais ambientais e vocalmente limpas que de tema para tema nos vão conquistando.

Mais uma vez reforço que esta banda não deverá ser omitida com base no argumento da distância. A sua música é actual e bem feita e como tal merecem a vossa oportunidade. Descobram-nos, caso tenham interesses sonoros nas bandas que referi, estou certo que vão considerar este “Catacombs” uma boa aposta.

Nota: 7.8/10

Review por Pedro Pedra