About Me

Reportagem: Tales For The Unspoken, Shadowsphere, Equaleft e Claim Your Throne @ States Club, Coimbra - 11/04/2015


Na passada noite de 11 de Abril, fez-se a festa em Coimbra, no States Club. Uma noite que contou com nomes de peso e de qualidade do underground nacional, que se reuniram para celebrar o lançamento do segundo álbum de originais dos conimbricenses Tales For The Unspoken.

Aos Claim Your Throne coube a responsabilidade de abrirem as hostilidades da noite. Ainda perante uma casa a meio gás, o grupo vindo do Porto deu o seu melhor para aquecer a sala. Com muita energia do início ao fim, o vocalista foi imparável e fez da zona em frente ao palco o seu território. O grupo apresentou alguns temas que vão fazer parte do seu primeiro álbum de originais, “Dawn of The New Era”, a sair ainda este ano.
O regresso dos Equaleft a Coimbra encantou e deixou o público a desejar por mais. Depois de terem elevado a fasquia aquando da sua passagem pela cidade dos estudantes, em Dezembro, este regresso rebentou com todas as expectativas. Desta vez, com a formação completa, o grupo entrou em palco a matar, e o público respondeu instaurando o caos na plateia, no qual mosh e crowd surfing eram uma constante. A setlist andou maioritariamente à volta do último lançamento de originais do grupo, “Adapt and Survive”, não havendo grandes surpresas nesse departamento. Para a memória fica com certeza um excelente concerto de uma banda que não só possui muito a dar em palco, mas que também exalta simpatia e boas energias por onde passa.

Shadowsphere foi o acto que se seguiu. A banda lisboeta, já veterana nestas andanças, trouxe consigo muita vontade de espalhar o terror e o seu mais recente trabalho, “Darklands 2014”. O ambiente de festa e destruição começado em Equaleft manteve-se em alta, o que proporcionou um grande ambiente durante o concerto inteiro, que culminou com a destruição total quando a banda tocou uma cover de Slayer. Foi uma actuação que cumpriu, com certeza, as altas expectativas de festa e de qualidade musical exigidas pelos presentes.

E por fim chegou o momento principal da noite, quando os Tales For The Unspoken subiram ao palco, para apresentar o seu novo álbum, “CO2”. Foi um concerto recheado de surpresas e convidados especiais que tornaram a noite ainda mais especial. A setlist andou à volta de muitos dos temas do novo álbum, com especial destaque para “Crossroads” que teve a participação de Ricardo Martins (Terror Empire) na voz, “I, Claudius” com Miguel Inglês (Equaleft), “Resilient Winter” com um toque feminino especial da voz de Joana Vieira (raising Legends), e o primeiro single deste novo álbum “Burned Alive”. No entanto, a banda não esqueceu os seus primórdios, tendo havido lugar para algumas das músicas mais antigas do grupo, como “Possessed”, que contou com a participação especial de Guilherme Bustato (Destroyers of All) no baixo, “N’Takuba Wena” e a já icónica “Say My Name”. A excelente reacção do público e a casa praticamente cheia, falam por si só, relativamente ao sucesso  que foi este regresso especial aos palcos da cidade, que viu a banda crescer.


Mais uma grande noite repleta de música e concertos ao mais alto nível e um excelente ambiente de convívio de festa. Para todos aqueles que ainda têm dúvidas relativamente ao estado do underground nacional, em especial na zona centro, esta noite de certeza que provou a muitos que está a ser um ano em grande para a cidade de Coimbra no que toca às sonoridades mais pesadas. Que venham muitas mais noites assim!

Texto e fotografias por Rita Limede
Agradecimentos: Raising Legends