About Me

Reportagem: Suburban Fest @ RCA Club, Lisboa - 18/04/2015


A marcar concertos desde 2012, a Suburban Bookings tem feito um excelente trabalho na organização de espectáculos no panorama hardcore nacional. Entre lançamentos de bandas como os Above The Hate, contam também no seu reportório datas marcadas de bandas como os Your Demise (UK), Warhound (USA) ou os Billy The Kid (CAN). Na primeira edição do Suburban Fest, apesar de uma sala a meio gás, parecendo não ter chegado a uma centena de presentes ao longo da noite, tivemos direito a várias bandas europeias e do melhor que se faz em Portugal, no palco do RCA em Alvalade.

Com um ligeiro atraso, os Push! deram o arranque, com uma sala ainda bastante despida. O potencial desta jovem banda é já notório há bastante tempo, e a rodagem adquirida nos inúmeros palcos partilhados com bandas nacionais e internacionais também. No entanto, talvez por pouca correspondência por parte da plateia, o concerto soube a pouco, apesar da coesão da banda e do poder das malhas novas que preparam para o próximo álbum de estúdio. 

De seguida, vindos directamente das Caldas da Rainha, os Challenge também já são conhecidos no panorama hardcore do nosso país, devendo-se isso também em grande parte ao esforço que fazem por dinamizar o género, na sua localidade. Com vários temas do novo disco editado pela Hell Xis e outros tantos dos lançamentos anteriores, houve ainda tempo para a já mítica cover de Floorpunch, que acabou por arrancar as primeiras movimentações sérias da noite.

A primeira internacionalização da noite ficou a cargo dos britânicos Insist, de Manchester, com uma sonoridade à antiga, influenciada pelo movimento Youth Crew. A dar início ao curto alinhamento de pouco mais de 10 minutos com uma cover dos míticos Youth of Today, apresentaram o seu único lançamento até então, mas não impressionaram os presentes.

Sem grandes mudanças em palco, deram entrada os Survival, que partilham a maioria dos seus membros com os Insist. Na mesma onda, mas com um cunho um pouco mais próprio, também não se alongaram muito e não ultrapassaram os vinte minutos de concerto. Entre malhas do mais recente Forged In Iron e do anterior Spirit Unchained, houve ainda tempo para uma malha da primeira demo. Apesar de mais energia por parte do pouco público presente, os Survival terminaram o concerto abruptamente, deixando vontade por um regresso ao nosso país.

Antes dos cabeças-de-cartaz, tivemos direito a mais uma prestação de uma das mais promissoras bandas do nosso país, os Above the Hate, da Margem Sul. Outra banda que tem adquirido uma enorme rodagem devido à presença contínua nos mais variados cartazes nacionais, continuam no processo de divulgação do mais recente Living Under the Sludge. Entre temas dos 3 lançamentos, arrancaram algumas movimentações por parte do público, mas começa-se a sentir alguma repetição nos alinhamentos, de concerto para concerto.

Para fechar a noite, e directamente de Paris, carregados de ódio, os Providence vieram despejar o seu beatdown hardcore a Portugal, com dois concertos (Lisboa e Porto), depois de vários anos sem visitar o nosso país. Com cerca de 10 anos de existência, contam com alguns lançamentos entre splits, demos e MCDs, e mantêm o estatuto de uma das mais violentas bandas da Europa. O fosso em frente ao palco alargou e foi um desfile de pontapés e chapada durante cerca de meia hora. Com direito a cover de Shattered Realm e a uma homenagem a Slayer, foi um concerto coeso, competente e violento. 


Texto por Afonso Veiga
Fotografia por Ana Júlia Sanches
Agradecimentos: Suburban Bookings