About Me

The Crotals - "Fuel! Flames! Blast!" Review


Entombed. Em certos casos bastaria dizer um nome como o atrás mencionado para se ficar logo com uma ideia bem clara do que podemos ouvir. Neste caso em específico, tal nome poderá levar ao engano, porque embora “Lipstick On A Pig” sugira para o som dos suecos, sugere uma fase bem específica da sua carreira, a fase do álbum “To Ride, To Shoot Straight And To Speak The Truth”, onde todo o esplendor do death’n’roll sueco estava no seu auge. Claro que outros nomes, mais virados para os E.U.A. fazem igualmente sentido como High On Fire e Alabama Thunderpussy.

Independentemente disso, o trio suíço conhecido como The Crotals apresenta-nos um semi sludge, semi-stoner, semi death’n’roll sueco à la Entombed, que nos cativa desde o primeiro momento até ao último. O som sujo aliado a um feeling que apenas o rock mais clássico e visceral parece ter são as grandes características deste trabalho e também as suas maiores armas. Também é possível presenciar um cheirinho aqui e ali de rock psicadélico que joga sempre muito bem com este tipo de som. Esta sua capacidade de incorporar dinâmicas no seu som é sem dúvida o que faz a diferença na hora de fazer o balanço a “Fuel! Flames! Blast!”

Um álbum que sem dúvida agradará não só aos que gostam de sludge e stoner assim como aquela franja mais tradicional das sonoridades rock, verão com bom agrado os tons psicadélicos e hipnóticos de temas como “Mississippi” e “Desert Odyssey”, sem esquecer a fantástica malha instrumental “Wrath”. Como veteranos, este trabalho impressiona pela sua solidez e demonstra que a Suiça cada vez dá mais cartas no que diz respeito ao cenário de peso na actualidade. A conferir mais uma estreia de valor e que promete termos banda para seguir.
 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira