About Me

Closet Disco Queen - "Closet Disco Queen" Review


O nome é estranho. Este projecto que junta os ex-membros dos The Ocean, Jonathan Nido (na guitarra) e Luc Hess na bateria, não é mais do que música instrumental levada a cabo por um duo que esteve numa das grandes bandas da música pesada na actualidade. Este pequeno álbum, que não chega aos quarenta minutos, é uma das coisinhas mais viciantes saída da Hummus Records (não sendo mera coincidência que a pessoa que está por trás da editora seja o próprio Jonathan Nido).

Quando se fala actualmente em música instrumental pensa-se em pós rock que soa todo ao mesmo, pensa-se em música hiper mega técnica cujo obectivo é demonstrar o quão bom músico se é ou pensa-se em música ambiente. Claro que isto é obviamente um exagero, mas os exageros servem para que se possam estabelecer pontos de vista. E este ponto de vista é que a música que os Closet Disco Queen mostram ao mundo é fora daquilo que é modo fazer. Com uma vertente de groove e experimentalismo incomuns, até parece que não é mesmo deste tempo.

Embora a "Hey Sunshine" seja relativamente acessível e com ritmo contagiante, a "What's Your 20?" é uma assombrosa peça de ambient music enquanto a "Catch You On The Flipside" é uma gigantesca jam que transporta o ouvinte a um outro mundo, levando-o a que se perca e encontre diversas vezes. São estas dinâmicas e a certeza de que cada faixa nos vai trazer um estado espírito diferente que faz com que este trabalho seja uma grande surpresa e sem dúvida um novo projecto a acompanhar. Experimental, provocador, barulhento mas ao mesmo tempo não descura a sensibilidade... Um grande álbum! O nome é estranho mas a música é óptima!

Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira