About Me

Stonegriff - "Come Taste The Blood" Review



Segundo álbum dos suecos Stonegriff que apesar de ser lançado este ano, parece-nos que vem de outros tempos, tendo muito em comum com bandas como Candlemass e Trouble (no início de carreira). Com uma edição limitada a quinhentas cópias, é de desconfiar no que diz respeito ao que podemos ouvir - sabe-se que a crise anda aí, e a Metal On Metal Records não é imune, mas edições de quinhentas unidades parece coisa de outro tipo de editora. Como nada como realmente, só nos resta ouvir.

"Valkyrian Quest" abre o álbum e confirma a influência dos nomes atrás citados, num doom metal que se revela adequada, ainda que demasiado repetitivo na hora do refrao. A toada desta música acaba por estabelecer o tom do álbum inteiro e faixas como o tema título e "You're Never Alone" mostram-se agradáveis ainda que algo repetitivas. A repetição é algo que pode resultar de forma excelente na música pesada, principalmente num estilo como o doom, criando o tão desejado efeito hipnótico. No entanto, não é uma fórmula garantida e por vezes em algumas músicas, a repetição mostra-se pouco desejável. É o caso. No entanto, quando corre bem ("Claiming The Sky") corre bem.

Os fãs menos exigentes do doom metal clássico poderão encontrar aqui combustível suficiente para algumas audições valentes mas dificilmente apreciadores de outros estilos conseguirão fazer o mesmo. Nada a apontar em termos sonoros - afinal foi Andy LaRocque o senhor por trás da cadeira de produtor, responsável também pela mistura e masterização - a questão é mesmo a composição que soa algo banal e repetitiva. Ouve-se bem mas nada mais que isso.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira