About Me

Wizard - "Bound By Metal" Review


A Limb Music não satisfeita por ter reeditado os três álbuns que lançou no início do milénio, recua no passado até este "Bound of Metal lançado originalmente em 1999, para continuar a dar a conhecer o trabalho da banda a um, provavelmente, novo público. Numa altura em que o power metal tinha sangue na guelra - questão que até se sente na forma como os alemães martelam sem piedade os seus instrumentos - este trabalho poderia soar datado mas na verdade soa é bem potente. Um pouco daquela ingenuidade típica da década de oitenta, ou dos primeiros álbuns de bandas como Helloween que nos soa mesmo bem.

Para os Wizard, "Bound Of Metal" foi o álbum de maturidade, o terceiro, aquele fatídico que vai marcar o resto da carreira da banda e isso sente-se bem aqui, essa importância, essa energia e essa vitalidade. Não há nada que corra mal neste trabalho, nem mesmo quando se tem uma faixa potencialmente azeiteira como "Unicorn". Temos aquele feeling tipicamente Manowar com títulos como "Gladiators Of Steel", "Spill The Blood Of Our Enemies", "Battlefield Of Death" (cujo início parece um rip off autêntico da "Black Wind Fire And Steel"), "Believe In Metal", "Bloodstell" e claro, o tema título. E sabe-nos bem, porque os Manowar há já muito tempo que não soa nada a Manowar, pelo que ter-se heavy metal deste cheio de clichês mas feito de lugares comuns acaba por se tornar algo bem positivo.

Para melhorar ainda mais a coisa, temos uma série de faixas bónus, algumas com sonho manhoso, outras com outro melhor, mas que no geral enriquecem este lançamento em muito. Em relação à remasterização, não há muito a apontar, já que não tendo acesso ao original, fica complicado comparar. O que interessa salientar é que o som está perfeito para o estilo e que esta mais de uma hora de power metal, com mais de quinze anos, mantem-se essencial hoje em dia como no dia em que foi lançado. Ou mais.


Nota: 8.9/10

Review por Fernando Ferreira