About Me

Coal Chamber - "Rivals" Review


Dá vontade de começar pelo fim... Coal Chamber definitivamente não é um nome do qual se tenha sentido falta. Gostos aparte, tem que se admitir que a banda norte-americana não foi mais que um produto de um momento no tempo que teve pouca duração e que se apoiou numa geração em crescimento. Quando essa geração realmente cresceu, tanto os Coal Chamber como outras bandas, definharam. Embora a banda tenha criado alguns bons temas, o sucesso que teve cruzado com essa qualidade parece desproporcionado. A partir do momento em que o momento alto do seu segundo trabalho, no pico do sucesso da banda, foi uma cover de Peter Gabriel, em que a banda contou com Ozzy Osbourne (na altura agenciados pela mulher do famoso cantor), já diz um pouco do impacto do trabalho.

Já em plena fase de declínio, a banda lançou um mais maduro "Darker Days" mas que não escondia as fragilidades da banda em apresentar algo de relevante. O seu cantor, Dez Fafara, entretanto começou com um novo projecto que lhe trouxe algum respeito: Devildriver, apesar das suas limitações. A haver alguma expectativa para este regresso, essa seria que um pouco desse sangue novo (quer dizer, agora já não é bem novo) dos Devildriver contagiasse este "Rivals". É inegável que se nota aqui um pouco de maturidade em relação ao passado, mas na verdade, nada que garante algum interesse acrescido para estes 13 temas.

A questão é... o público já se foi. Os Limp Bizkit, os Paparoach, e os P.O.D. já são meras sombra do que eram e até os Korn e os Slipknot já não estalam os dedos e os discos vendem aos milhões. A moda passou, mudou e é constrangedor ver bandas como os Coal Chamber a tentarem reviver glórias passadas sem apresentarem motivos suficientemente válidos para que justifiquem a atenção e tempo gasto com eles. Comparadamente com os dois mencionados primeiros álbuns, obra de arte. Com o terceiro, uma melhoria. Com metal de qualidade, bastante medíocre. O que é que aconteceu mesmo com os Devildriver?


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira