About Me

Inkilina Sazabra - "Maldita(mente)" Review


Para os Inkilina Sazabra, este ano de 2015 já está marcado pelo lançamento do EP “5” que, como se pode calcular, assinala o quinto aniversário da banda. Ainda assim vale a pena relembrar e dedicar algumas palavras ao terceiro longa-duração “Maldita(mente)” lançado há cerca de 1 ano. 

O rock duro acompanhado pelas teclas no início do tema-título é capaz de nos colocar no dark metal de Tiamat, o que não é de estranhar numa banda como esta que, apesar de essencialmente respirar rock, contém também algumas nuances metal com muito groove. Noutros momentos, como em “Oiço Conselhos Demais”, até nos deparamos com um andamento mais post-punk que de seguida é abalroado por um poderoso pedal duplo apoiado por arranjos musicais imperativos. 

Os Inkilina Sazabra já foram muitas vezes comparados a Mão Morta já que a voz de Pedro Sazabra faz jus precisamente a essa comparação. Mesmo assim, os vocais incluídos são um pouco-nada mais cantados em relação a Mão Morta e as influências musicais da banda proveem de vários espetros como já foi mencionado no parágrafo anterior – contudo, vale a pena mencionar uma abordagem industrial em "Mesquinho" ou uma incursão trip-hop bem agressiva e dissonante em "Não Queiras Como Amigo". Pegando nestes exemplos que fazem parte do meio do disco, deve-se referir que a fase final do álbum é composta por abordagens mais eletrónicas substituindo assim a veia rock proporcionada por instrumentos orgânicos. 

Outro aspeto interessante que salta à atenção é a utilização da Língua Portuguesa para vocalizar o que vai na alma destes músicos. Sem utilizar palavras caras e sem filosofar por aí além - por vezes um erro que os músicos Portugueses cometem -, a conceção lírica de Inkilina Sazabra passa pelos desafios do quotidiano, os amores e desamores desta vida, bem como algumas críticas ao estado de sítio que nos encontramos. 

Nota: 7.5/10 

Review por Diogo Ferreira