About Me

KEN Mode - "Success" Review


Os KEN Mode é uma das bandas cujo próximo álbum era algo aguardado. Ao sexto trabalho de estúdio, a banda canadiana conseguiu atrair as atenções com este "Success" que contou com os méritos de Steve Albini, mas será que toda esta atenção é merecida e devida? É difícil responder. Ao trocar grande parte da sua identidade hardcore por algo mais próximo do noise rock, fica a ideia de que algo se perdeu. "Blessed" é o primeiro tema que nos surge e o impacto é de tal forma grande que dá vontade de não ouvir mais nada - e não, isto não é no bom sentido.

É notório o espírito jam destas músicas mas soa tudo caótico demais, tudo demasiado barulhento, tudo demasiado disconexo. E não é que caos, barulho ou disconexão não sejam características de apreciar no rock pesado. Pelo contrário. No entanto, como tudo o que depende de uma fórmula bastante específica, há um enorme risco das coisas não resultarem e é o que acaba por acontecer aqui. Apesar do poder de algumas músicas como "I Just Liked Fire" e "", também existem outras completamente intragáveis e irritantes, como a já mencionada "Blessed" e a "There Tight Jeans".

Para quem gosta de Sonic Youth, Therapy?, Dead Kennedys e até a fase "In Utero" dos Nirvana (sem os seus melhores momentos melódicos), poderá apreciar verdadeiramente o que a banda tentou atingir aqui. Todos os outros, não ficarão impressionados com a mudança sonora (e arriscada diga-se) que operarão aqui. A música pode ser caótica, barulhenta e disconexa mas quando isso tudo irrita durante grande parte do tempo, não há muita volta a dar. A montanha pariu um rato. Barulhento e irritante, mas ainda um rato.

Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira