About Me

Natural Information Society & Bitchin Bajas - "Automaginary" Review



As joint ventures são sempre coisas que nos trazem surpresas agradáveis, principalmente em dois tipos de casos: ou quando juntam duas entidades que se movem em campos distintos/opostos ou então quando são dois artistas no mesmo estilo ou pelo menos com mais semelhanças do que diferenças. Neste caso, “Automaginary” está mais próximo do segundo ponto do que do primeiro. Tanto os Natural Information Society como os Bitchin Bajas têm um gosto aprofundado pelo experimentalismo. Obviamente a junção dos dois projectos não terá como resultado música convencional.

A começar temos logo um tema enorme de quase vinte minutos chamado “On No Fade”, que estabelece um mood quase letárgico para o resto do disco mas que também está colocado de forma estratégica no início do disco. Tanto os Natural Information como os Bitchin Bajas não querem enganar ninguém e quem passar por esse tema, consegue passar por tudo. Será um tema ideal para encetar meditações e/ou até mesmo relaxar depois de mais um dia stressante de trabalho. Claro está que existem aqueles que poderão simplesmente adormecer, esse é efectivamente um risco. No entanto, a trupe que se juntou aqui não parece minimamente preocupada com isso.

E ainda bem.

Como o resto do álbum vem a provar, “Automaginary” é bastante diverso. “Anemometer” por exemplo remete-nos para um cenário mais psicadélico, próprio das meditações de Alan Watts, em que se sente a mente a abandonar o corpo. Que diabos, até se sente o corpo a abandonar o corpo. “Tricks Me My Mind”, “Sign Spinners” e o tema título vão nessa mesma direcção e os resultados são bem satisfatórios. Para quem gosta da sua música como uma ferramenta para transcender esta realidade onde nos julgamos confinados, tem aqui o que procuravam. Para todos os outros, provavelmente nem estarão a perceber o que raio se está a falar…

 
Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira