About Me

Blood - "Christbait" Review


Reedição do segundo álbum da banda de culto do death/grindcore alemão, Blood. O último álbum da banda data do já longínquo ano de 2003. Embora a banda se tenha mantido em silêncio, oficialmente ainda continua activa. Enquanto esse silêncio se mantém, a editora Vic Records considera que esta é uma boa oportunidade para se recuar até 1992 e reapresentar este "Christbait" novamente ao público - embora seja previsível que o público que atinja agora seja substancialmente que o álbum atingiu quando foi lançado originalmente.

Quinze músicas em pouco mais de meia hora, o que temos aqui acenta mais no death metal do que propriamente no grindcore, embora as músicas raramente ultrapassem os três minutos. Temos que ter noção de que em 1992, aquilo que se entendia por grindcore era o praticado por bandas como Terrorizer, Napalm Death e Carcass, então o que temos aqui é algo bastante embrionário e longe das explosões que bandas como Nasum e Pig Destroyer nos viriam a impor. Dos nomes atrás citados, aquele que nos surge como maior referência são mesmo os Napalm Death, que na altura estavam a introduzir cada vez mais death metal no seu som, como é possível apreciar em álbuns como "Harmony Corruption" e "Utopia Banished".

Se o foco do grindcore é principalmente a crítica social, o que temos aqui (e também em qualquer trabalho da banda) é a mira apontada ao cristianismo, como o próprio título indica. Musicalmente, "Christbait" indica-nos um trabalho fruto do seu tempo e que apesar de não se enquadrar bem nos dia de hoje, é bastante apreciável tendo em conta o seu cariz clássico. Claro que os mais intolerantes poderão afirmar que cheira a mofo e de que este trabalho bem que poderia ficar enterrado nos confins da memória da música extrema. Nós pensamos de forma diferente, "Christbait" é um dos raros casos em que a reedição é justificada pela qualidade da sua música.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira