About Me

Despair - "Decay Of Humanity" Review


Os Despair não são dos nomes mais conhecidos do thrash metal alemão, isso é um facto. Lançaram três álbuns entre 1988 e 1992, tendo-se desintegrado no ano seguinte sem dar sinais de vida até aos dias de hoje. A história da banda está associada à Century Media (foi a primeira banda europeia que assinou pela editora alemã e o primeiro vocalista, Robert Kampf que cantou no primeiro álbum “History Of Hate”, saiu para se dedicar exactamente à Century Media) mas é pelas mãos da Punishment 18 Records que surge esta reedição vinte e cinco anos depois.

Este “Decay Of Humanity” é precisamente o segundo trabalho, contando já com um novo vocalista, Andreas Henschel, e tanto tempo após do seu lançamento original ainda soa capaz de aguentar umas audições. Talvez seja fruto de actualmente o thrash metal estar na berlinda, com muitas propostas retro, seja mais assentes no crossover, no mais genérico ou em propostas a pender mais para o técnico, como é o caso. Não deixa no entanto de soar como um produto retirado do momento em que foi lançado. Quer pela produção – responsável por um tal Waldemar Sorychta – que apesar de excelente, não consegue escapar ao factor tempo.

Ainda assim, este trabalho consegue surpreender pelo teor algo progressivo de faixas como “A Distant Territory” que servem muito bem as dinâmicas do álbum, servindo para contrabalançar os temas mais comuns (mas não menos bons) como “Cry For Liberty” e “Victim Of Vanity” . Agora a reflexão que importa neste tipo de lançamentos é… será “Decay Of Humanity” merecedor das honras de reedição? Sim, sem dúvida. Não só pelo factor histórico como também como forma de dar a conhecer aos fãs dos dias de hoje de thrash metal das boas propostas do passado. É fácil perceber porque é que este trabalho ficou esquecido na memória, mas há aqui valor suficiente para que se volte a ele de vez em quando.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira