About Me

Stormgrey - "Pray.Crawl.Suffer" Review


Da Lituânia temos os Stormgrey que nos apresentam uma mistura entre death metal e thrash metal moderno (ou a tentar ser), cortesia da Vic Records. "Fury", o primeiro tema de "Pray.Crawl.Suffer" aponta numa direcção já algo batida. Como se os Sepultura de "Chaos A.D." se tivessem juntado ao "Prophecy" dos Soulfly, sem esquecer death metal mais clássico tipicamente europeu. Não é um primeiro contacto entusiasmante, já que soa a algo já bastante visto. No entanto, e esta é uma questão que já nos dirigimos aqui várias vezes, o problema não é serem usadas fórmulas muito usadas. O problema é essas fórmulas não produzirem algo de verdadeiramente entusiasmante.

Seriam necessárias músicas fortes e marcantes e não é isso que "Pray.Crawl.Suffer" nos apresenta. Com as composições a serem praticamente todas de uptempo, a mudança para o midtempo poderia implicar, em princípio, algo apreciável e bem vindo. Variações são bem vindas, no entanto, independentemente das mudanças de tempo, o resultado é o mesmo, como "New Eye" infelizmente prova. Sabendo que a Lituânia não é propriamente dos destinos mais procurados quando o negócio é metal, não é inesperado que uma banda como Stormgrey não tenham os resultantes mais cativantes.

Soando algo datado, "Pray.Crawl.Suffer" soaria fresco se tivesse sido editado lá para os lados de 1993 ou 1994, mas também dificilmente sobreviveria ao teste do tempo e chegaria aos dias de hoje. Por muito desconto que se possa dar devido ao seu país de origem ou por ser o primeiro trabalho, a verdade nua e crua é que os Stormgrey ainda precisam de palmilhar mais um pouco para apresentar algo verdadeiramente poderoso que consiga, primeiro, chamar a nossa atenção, e segundo, mantê-la. Infelizmente, demasiado banal.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira