About Me

Rotting Christ - "Lucifer Over Athens" Review


Numa era em que os álbuns ao vivo estão praticamente desprovidos de importância comercial como tinham anos atrás, é necessário dotar esses mesmos lançamentos de importância adicional para que possam fazer a diferença. É precisamente isso que os Rotting Christ fizeram com seu primeiro álbum ao vivo. Um duplo álbum que faz um excelente resumo da carreira da mítica banda grega em mais de duas horas de música com uma prestação e produção irreprensível. Começando no mais recente e excelente "Κατά τον δαίμονα εαυτού" de 2013, vamos viajando pela carreira da banda quase em contagem decrescente até aos seus primórdios.

A fase mais gótica (e não tão apreciada pelos fãs mais extremos) não é esquecida e como tal, temos a sequência "After Dark" (do álbum "Sleep Of The Angels"), "A Sorrowful Farewell" e "Among Two Storms" (ambas do "A Dead Poem", onde no álbum, este último tema contou com a participação de Fernando Ribeiro, dos Moonspell). Até se tem alguns temas inesperados como, a sequência "Feast Of The Grand Whore" e "The Nereid Of Esgalduin", editado originalmente na demo "Satanas Tedeum". Claro que o EP clássico "Passage To Arcturo" também não poderia ficar de fora, com "The Forest Of N'Gai", nem o primeiro trabalho, "Thy Mighty Contract", com a sequência "The Sign of Evil Existence", "Transform All Suffering Into Plagues" e "Fgmenth, Thy Gift". Ainda havendo tempo para uma cover dos Thou Art Lord, um dos grandes do underground grego, com a música "Societas Satanas".

Estes são apenas alguns dos destaques deste álbum ao vivo que se revela essencial e obrigatório para quem é fã da banda. No entanto, se não se for fã da banda, também é um excelente ponto para começar. Apesar da sua carreira bastante diversa, soa toda bastante consisa e uniforme quando analisada de perto e não há melhor análise que possa ser feita do que ouvir "Lucifer Over Athens" umas quantas vezes. Só é pena o álbum "Khronos" ter ficado de fora, mas não é também essa omissão que belisca a qualidade deste álbum ao vivo.


Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira