About Me

Diabol Boruta - "Stare Gledzby" Review


Como já devem ter reparado pelo título e nome da banda, temos aqui música de destinos mais exóticos. Quer dizer, não que a Polónia ainda seja um destino exótico no metal, mas no que diz respeito ao folk metal, não se pode dizer que tenham uma tradição muito rica. O press release refere que este é o segundo trabalho da banda, referindo que também é uma banda nova. Como é que uma banda nova pode estar já no segundo álbum, poderão perguntar tal como nós nos perguntamos do mesmo? Simples, o primeiro álbum também foi lançado este ano. Curiosidades aparte, então o que temos é folk metal cantado em polaco.

O factor exótico poderá ajudar a cativar aqueles que gostam de coisas que fogem do normal (neste caso, cantar em inglês) mas aquilo que já aprendemos é que se a música não prestar, nem cantar em suaíli desenrasca. A parte metal deste folk metal está bem presente, embora de uma forma algo artificial, com uma produção muito pouco orgânica. Ainda assim a qualidade das músicas sobressaem. "Epos" e "Perun", as duas primeiras músicas (sem contar com a longuíssima intro de seu título "...Poczatak") convidam à festa e foram feitas para serem tocadas em cima do palco. Este é, aliás, um espírito comum a grande parte do álbum.

O que é bom, certo? Mais ou menos. Se pegarmos na melodia da "Kikimora I Zboze" é inegável sentir que já se ouviu isto algures e sensações do género abundam por aqui, o que poderá levar a que quem esteja cansado deste tipo de coisa, simplesmente não tenha paciência para isso. Este é um lado. O outro é que isto são quase cinquenta minutos de festa realmente contagiantes. Não é preciso ter grande apreciação por metal ou por folk metal. Se se tiver ouvidos haverá pelo menos uma desta música que vai fazer bater o pezinho, e isso, por si só, já é uma vitória. Ou uma espécie de vitória.


Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira