About Me

Essence - "Prime" Review


O thrash metal imparável dos Essence está de volta! Esta é uma grande forma de iniciar uma crítica, não é? Deixa logo o pessoal motivado para ir ouvir. É pena é que no caso de “Prime” se trate um pouco de publicidade enganosa. Não quer isto dizer que se trata de um mau trabalho. Não é o caso, apenas não é a bomba thrash metal que se antecipava. Há aqui uma nítida expansão em termos sonoros que, se normalmente até se aprecia e fomenta, neste caso específico acaba por fazer com que “Prime” soe menos esclarecido e pujante, pelo menos quando comparado com trabalhos anteriores.

O início até é energético com “Refuse To Resist”, uma bela forma de iniciar qualquer álbum de thrash metal, com um riff frenético que mete tudo a mexer mesmo aquilo que é imóvel. É sem dúvida um excelente tema para tocar ao vivo, com um grande refrão. “Thunder Prayer” é logo o primeiro indicador de que as coisas não são tão lineares como eram. Este tema faz lembrar em parte a “New Noise” dos Refused e aposta mais no groove e na melodia. Não é um mau tema mas acaba por ser o primeiro sinal de que se vai encontrar aqui coisas que não se procuravam. “No Sleep ‘Till Deaf” aposta no groove ameaçador e até acaba por ser um bom retorno à forma. Não chega a quatro minutos, mas temos de tudo nesta faixa, com grandes solos e ritmos alucinantes e ainda o tal groove.

“Heart Of Gold” junta um pouco os dois mundos explorados até agora neste álbum, embora incida mais na melodia. Um bom e melódico tema. A desbunda thrash também nos acompanha em “Modern Heroes”. Por outro lado a “Untouchable” já anda por campos mais rock e até alternativos (a fazer lembrar The Offspring). É um bom tema, catchy, mas… lá está, não é necessário repetir o que já foi dito. “Flawless” também anda mais ou menos pelos menos caminhos, enquanto o tema título anda mais pelo mid tempo mas mantém a aura thrash presente. “Watch It Burn” vai pelo mesmo caminho mas carrega ainda mais na intensidade, assim como a “Triumph”, que acaba por ser uma maneira menos boa de acabar o álbum, porque fica-se com aquela sensação de saber a pouco.

Acaba por não ser o álbum explosivo que se desejava embora, verdade seja dita, após algumas audições, o álbum fica perfeitamente interiorizado. Se o ficará durante muito tempo não sabemos. É um bom álbum mas os Essence já nos mostraram melhor.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira