About Me

Amberian Dawn - "Innuendo" Review


Não, não tem nada a ver com o último álbum de originais dos Queen gravado com Freddie Mercury vivo. "Innuendo" é o sétimo álbum da banda finlandesa Amberian Dawn que nos chega pelas mãos da Napalm Records. o estilo, para quem não os conhece, é power metal ora happy ora sinfónico - ou seja, típicamente finlandês. A posição de Capri, a bonita voz à frente dos destinos do microfone da banda, está completamente sólida desde que Heidi Parviainen saiu da banda. Desde então já foram lançados três álbuns, a contar com este que nos traz o regresso de dois ex-membros - Joonas Pykälä-aho na bateria e Emil "Emppu" Pohjalainen na guitarra. Com um ritmo certo de um trabalho por ano, resta saber se a qualidade também acompanha de forma tão certeira, pelo menos aqui

Caso a qualidade se confirme... é sempre complicado falar de qualidade quando o avaliador vai se basear no seu gosto. Claro que a produção aqui é fortíssima, imaculada, com todos os instrumentos e a voz da amiga Capri a soar muito bem. Em termos de prestações individuais, não há um elemento fraco, desde a secção rítmica, com um baixo e bateria muito bem ligados, até às guitarras e teclados a fazerem uma boa base para a voz acentar em cima. Então o que é que falha, se é que falha algo? As músicas simplesmente não colam. Não da forma bombástica como seria suposto. Ainda assim existe aqui boas músicas e uma maturidade em termos de composição bastante apreciável.

Entre os temas mais fortes temos malhões como a "Rise Of Evil" que consegue ser tanto melódica como pesada e empolgante, ou a "Fame & Gloria", um tema tão tipicamente power metal finlandês, que é impossível não gostar dele. Alguns momentos não são propriamente entusiasmantes, como a mortiça Angelique, que apesar de ser algo bela, não consegue justificar os seus cinco minutos de duração. Resumindo, não será aqui que o estilo encontrará a sua redenção perante aqueles que não o suportam mas também não é aqui, nem nada que se pareça, que são dadas as razões para o seu enterro. Um agradável álbum de power metal sinfónico.


Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira