About Me

Christopher Bissonnette - "Pitch, Paper & Foil" Review


O mestre da ambient music está de volta. Um ano após a sua última aventura a solo - não esquecer que o músico participa nos projectos Windsor e Detroit - "Essays In Idleness", Bissonnette está de volta com mais oito músicas de ambient experimental. Parece algo estranho, este conceito de de um género como ambient music poder ser experimental, isto quando o género por si só é fora de tendencias comerciais, mas o facto é que a abordagem do músico nestes oito temas é tudo menos convencional, daquilo que se conhece deste estilo de música.

Optando por uma abordagem mais minimalista em temas como "Diminuiton", a forma como a música vai crescendo aos poucos dentro do ouvinte, de uma forma quase inconsciente, é algo digno de se apreciar, várias vezes. É verdade que é necessária uma pré-disposição específica para ouvir ambient music e "Pitch, Paper & Foil" não é excepção. Também não é mentira que este álbum dificilmente agradará aos amantes de metal que não gostam de fazer concessões naquilo que ouvem. No entanto, para quem tiver a mente aberta, encontrará aqui oito desculpas para fugir ao mundo "real", mais que não seja para descansar depois de um longo dia de trabalho.

Certas experiências acabam por não funcionar muito bem - como a "Shuttering Slides" e a "Surcease", algo inconstantes com o tipo de som escolhidos que fazem com a atenção do ouvinte fique mais a tentar perceber que raio de som está a ouvir, em vez de se deixar ir a navegar na maionese - mas mesmo essas músicas servem como dinâmicas. Poderão haver alguns momentos que fazem o álbum quebrar um pouco na "viagem", mas no final fica-se com a sensação real de que se esteve realmente a navegar. Esse será, quanto a mim, o propósito maior da música ambient.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira