About Me

Il Vuoto - "Weakness" Review


Álbum de estreia de mais um projecto italiano. Não há muita informação acerca dos Il Vuoto a não ser que é uma one man band que anda entre o drone, o doom e o funeral doom. O primeiro tema deste "Weakness" condensa em si pelo menos dois destes géneros. Com um início digno de um álbum de doom gothic onde uma melodia em piano vai aos poucos e em crescendo captando por completo a atenção do ouvinte, quando entram as guitarras (quase nos três minutos) há um boost digno de funeral doom.

Nestes mesmos instantes da primeira faixa, "And Night Devours Me", é possível discernir que Matteo Gruppi - o senhor por trás do projecto - não está interessado em simplesmente fazer um checklist das características que fazem parte deste ou daquele género. As músicas respiram livremente, sem estarem presas a ideias pré-concebidas, até porque não é comum termos temas de drone, doom ou funeral doom com menos de cinco ("The Harvest") ou quatro minutos de duração ("Through Mirrors I Saw The Ghost Of Me"). Ou até mesmo três ("And Night Took Her"). Tudo bem, este último é um interlúdio, mas que funciona como complemento da já citada primeira faixa.´

No entanto, este "Weakness" tem algumas fraquezas, se me perdoam a redundância. O seu principal calcanhar de Aquiles é a produção que não deixa as músicas alcançarem todo o seu potencial. Ainda assim, para uma estreia de uma one-man-band, este é um álbum muito bom dentro do género, que agradará a todos os que gostam da melancolia aliada de movimentos lentos e fúnebres. Um projecto que deixa boas indicações para o futuro e que promete, desde que se desenvolva um pouco mais daquilo que demonstra aqui.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira