About Me

Steve Moore - "Cub - Original Motion Pictures Soundtrack" Review


O senhor Steve Moore está em fogo ou como dizem os americanos "on fire". Não bastasse a surpreendente excelência musical contida no álbum dos Zombi, "Shape Shift", o homem ainda espremeu talento do seu ser para deitar cá para fora esta banda sonora do filme de terror belga "Cub", de seu título original "Welp". Isto pode parecer redundante, mas para quem já conhece o trabalho deste senhor, já sabe o que pode esperar daqui. Sons de sintetizador e ambiências como se estivessemos de volta ao início dos anos oitenta. Além dos óbvios Goblin, muito citado no trabalho dos Zombi, é incontornável a referência a John Carpenter.

Sem nunca ter visto este filme, cuja premissa promete - um rapaz vai fazer acampamento selvagem à procura de um monstro que acaba por encontrar - é possível imaginar os momentos de tensão, através de outros que já vimos. Temos piscadelas às bandas sonoras de "Halloween", "Príncipe das Trevas" e "O Nevoeiro" apenas para citar alguns exemplos mais óbvios. Desde os momentos construtores de atmosfera como "Arrival" e "The Treehouse" até àqueles que fazem antever cenas de suspense como "Werewolf", "The Truck" e "The Hunt" existem motivos mais que óbvios para se querer voltar aqui.

Cumprindo e justificando a desculpa da redundância feita atrás, é impossível não se dizer sempre a mesma coisa: esta banda sonora vive da nostalgia de obras passadas mas, e este é um grande mas, isso não invalida a sua qualidade. Pelo contrário, apenas a reforça. Mesmo que os fãs de metal não gostem deste tipo de propostas, se tiverem uma costela cinematográfica, não há como evitar de ouvir pelo menos umas duas vezes seguidas, em loop, este trabalho. Diria que é mesmo impossível.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira