About Me

This Gift Is A Curse - "All Hail The Swinelord" Review


E dá-lhe com black metal javardo! Esta pode muito bem ter sido a premissa que os músicos suecos dos This Gift Is a Curse tiveram para a construção do seu segundo álbum. Não que essa javardeira lhes seja estranha, até porque desse mal já sofre a estreia “I, Gvilt Bearer”, felizmente para quem gosta destas coisas sujas e negras. Bem, “All Hail The Swinelord” surge com essa expectativa e cumpre-a totalmente. “Swinelord” – e que designação decadentemente brilhante – é a apresentação que tem com este trabalho e deixará pouco espaço para manobra para quem gostar de black metal e não tinha grandes expectativas para este trabalho ou a própria banda. Terão que ficar, obrigatoriamente, viciados.

Quando se fala em javardeira negra, pensa-se logo em Anaal Nathrakh e é tentador juntar os This Gift Is A Curse à mesma pandilha, mas tal também seria profundamente incorrecto. Embora ambas tenham uma negritude apreciável e um caos sonoro inegável, os suecos sem dúvida que são um pouco mais tradicionais e conseguem atingir a sua dose insuportável de claustrofobia mostrando que existem vários caminhos para a perdição sonora. Seja por uma abordagem mais directa e violenta (“New Temples”  e “We Use Your Dead As Vessels”) ou por outra surpreendentemente melódica e hipnótica (como a excelente “XI For I Am The Fire”).

De uma forma ou de outra, “All Hail The Swinelord” é muito eficaz na forma como consegue capturar logo à primeira e ainda conseguir acrescentar mais qualquer coisa audição após audição. É certo que mesmo sendo um pouco mais tradicionais que uns Anaal Nathrakh, também conseguem desviar-se com graça à norma daquilo que é entendido como black metal – ou seja, poderá levar a que alguns mais sensíveis a experimentações não vejam com bons olhos a sua proposta. Problema deles. Este é um álbum para mergulhar e ir cada vez mais fundo a cada ocasião.


Nota:
8.4/10


Review por Fernando Ferreira