About Me

Vreid - "Sólverv" Review


O black metal dos Vreid está de volta. A banda que conseguiu construir uma boa reputação graças a trabalhos como “Milorg” e “V”, lança com este Sólverv o seu sétimo álbum de originais, continuando a sua senda pelo mundo do black metal pouco usual. Aqui a banda norueguesa volta um pouco às raízes da banda e às raízes da sua própria cultura.  Assim sendo temos aqui um misto agridoce onde temas como “Haust” nos fazem recuar uns anos, devido à sua produção e ritmo compassado e ameaçador mas simultaneamente também nos apresentam melodias inesperadas intercaladas com alguns tremolo picking de extrema qualidade.

Logo na abertura fica-se com uma óptima impressão deste trabalho que parece fazer esquecer a ligeira desilusão que houve com “Welcome Farewell”. É um primeiro impacto que se vai perpetuando com as músicas que se vão sucedendo, desde o tema título, passando pela agressiva e dinâmica “Geitaskadl” e , a algo melancólica “Aetti Sitt Fjedl” e terminando na épica “Fridom Med Daudens Klang”. Quando se fala em black metal pensa-se em algo unidimensional, mas este trabalho traz-nos uma variedade tal que é impressionante como se mantém fiel ao estilo – que se mantém, embora possam existir aqueles que possam desconsiderar este trabalho como algo a ser levado em conta neste estilo.

“Sólverv” apresenta uma banda inconformada com as limitações das coisas e com uma criatividade que os permite ter razão para estar inconformada. Que lhes dá combustível para um álbum desta qualidade. “Sólverv” é um bom resumo de carreira dos Vreid e também um dos seus grandes momentos, que só a passagem do tempo permitirá dizer se será o seu melhor. O entusiasmo com que nos deixa, dá vontade de dizer que sim, que será o melhor álbum da sua carreira, um sentimento que se torna em certeza a cada audição que se completa.


Nota: 9/10


Review por Fernando Ferreira