About Me

Monster Magnet - "Cobras And Fire" Review


É interessante analisar o percurso que os Monster Magnet fizeram. Começando com uma espécie de entidade de space rock psicadélico, aos poucos foram-se tornando em algo mais musculado, essa fase coincidindo com o sucesso de álbuns como “Powertrip”. Entretanto a banda foi inserida no mesmo pacote descendente composto por bandas nu-metal e alternativas e aos poucos foi perdendo a sua relevância comercial, algo que não foi acompanhado pela relevância musical que se manteve alta, senão ainda mais elevada do que antes.

Após ter lançado o ano passado “Milking The Stars: A Re-Imagining Of Last Patrol”, que, como o próprio título indica, foi uma reinterpretação do álbum “Last Patrol”, repete agora a façanha com este “Cobras And Fire” que não é mais do que uma reinterpretação do álbum “Mastermind” e tal como tinha acontecido com o lançamento do ano passado, também aqui a banda acerta em cheio. Com uma roupagem dos seus velhos tempos – onde parece mais que estão no final da década de sessenta do que propriamente nos dias de hoje – “Cobras And Fire” é uma viagem de todo o tamanho e demonstra a capacidade da banda tem de transformar algo já feito em algo completamente novo.

Talvez possamos acusar a loja de ter uma certa falta de ideias e criatividade, mas quando o resultado final é algo desta magnitude, esse argumento simplesmente não cola. A banda está cada vez mais em contacto consigo mesmo, conseguindo recapturar uma inocência que se julgaria partida. Esta reinterpretação não soa a tal e é sentido como um novo álbum de originais. Além de se tornar algo viciante, coloca ainda em cima da mesa, a vontade urgente de ir ouvir novamente “Mastermind” e de o apreciar de uma forma completamente diferente. Poderá ser explorar ao máximo a criatividade, mas é também a prova de que a qualidade dessa criatividade permite-lhes isso e muito mais.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira