About Me

Crisalida - "Terra Ancestral" Review


Os Crisalida podem não ter grande projecção internacional mas no que diz respeito à América do Sul, mais concretamente do Chile, o país de origem da banda, é uma das mais sólidas bandas de metal progressivo. E não é preciso muito da audição deste “Terra Ancestral”, o quatro trabalho de originais da banda, para se chegar a essa conclusão. Na verdade, basta apenas ouvir o primeiro tema, “Cabo de Hornos” para que o caro ouvinte ficar logo automaticamente rendido ao metal progressivo da banda.

Para quem não os ouvir e gostar de fazer juízos com base na imagem, será fácil ficar preso no meio de preconceitos que não correspondem à verdade – o facto de terem uma vocalista poderá levar a que se pense que se trata de mais uma banda de metal gótico que não acrescenta nada em relação às outras todas que povoam a América Latina. O metal progressivo apresentado aqui é de luxo, e a abordagem vocal da vocalista Cinthia Santibáñez cai como uma luva na música que oscila entre a solidez do rock mais moderno e o cuidado com os detalhes do metal progressivo.

Não se poderá dizer que a abordagem aqui é para o lado da técnica, como muitas bandas de metal e rock progressivo optam. A escolha da banda recai na força das melodias, dos arranjos e estruturas das músicas que são de topo. É um álbum imediato sem ter músicas imediatas. Isto é, ao ouvir este trabalho pela primeira vez, é impossível não gostar dele, embora não tenha nenhuma música que fique especialmente gravada no nosso cérebro. Isto à primeira audição, porque aos poucos o trabalho vai crescendo dentro do ouvinte, deixando ficar mais pedaços de si a cada audição. Uma excelente banda que merece ser mais conhecida na Europa.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira