About Me

Dementia 13 - "Ways Of Enclosure" Review


 

“Ways of Disclosure” é o primeiro álbum oficial dos experientes Dementia 13; Podem pensar que esta afirmação é um contra-senso, mas não se iludam porque está muito longe de o ser. É certo que também poderia dizer o nome de 10 bandas que servem de influência, a todos os níveis, para estes Portuenses, mas tal não teria relevância pois o resultado final é sem margem para dúvidas uma viagem ao passado bastante positiva e, além de tudo, pertinente. Mas porquê?

Porque numa época em que a música extrema se define principalmente pela rapidez, ao ponto da própria palavra extremo ser pequena demais para actualmente incluir tanta violência sonora, sabe muito bem ouvir a batida tradicional do Death Metal. Aqui, os Dementia 13 sentem-se perfeitamente à vontade para ir buscar o passado, recicla-lo e vomitá-lo com o seu cunho pessoal, sem deixarem de soar a eles mesmos, ainda que as ideias tenham amadurecido, e ao que já nos tinham presenteado no “Tales for the Carnivorous”.

Com 7 temas reais e 2 musicais, este híbrido musical serve intencionalmente de banda sonora para os mais variados filmes de terror, funcionando, esta combinação, como um complemento estético perfeito à sua música. Os Dementia 13 apresentam-nos um disco sem espinhas, com uma produção de encher a cabeça e de espancar os ouvidos. A promessa de maltratar o pescoço não é de todo publicidade enganosa pelo que, em jeito de conclusão, a bula de “Ways of Disclosure” não só se recomenda como também deve ser usada e abusada para fins terapêuticos e sem contra indicações médicas!

Nota: 8,4 / 10

Review por Pedro Pedra