About Me

Khymera - "The Grand Design" Review


Nunca ouviram falar de Khymera? Não há problema, nunca é tarde demais. Ao quarto álbum este projecto, que junta o produtor, músico e compositor italiano Daniele Liverani ao baixista dos Pink Cream 69, Dennis Ward, que aqui actua como vocalista, continua na senda do hard rock melódico (ou AOR) que nos remete imediatamente para a década de oitenta com tudo de bom e de mau que isso tem. A questão é sempre a mesma – e sim, este é mais um álbum com a chancela de qualidade da Frontiers Records – quem tem a nostalgite aguda, apontada para este período e estilo em específico, definitivamente vai devorar este disco de uma ponta a outra.

Para já, há que enaltecer a voz de Dennis Ward. Se este rapaz estava só remetido à função dos coros na sua banda principal, aqui demonstra-se (como aliás já confirmado nos dois álbuns anteriores. Se duvidam, confiram, s.f.f.) que é um subaproveitamento criminoso. Quanto à música em si, a sua qualidade é evidente, no entanto há sempre aquela questão que se coloca quando o assunto é rock fm, hard rock melódico ou AOR: o azeite. O azeite é um ingrediente para a salada de alface e para o bacalhau, no entanto, na música, e em doses demasiado elevadas, pode comprometer toda a uma obra.

“The Grand Design” não é dos piores casos no que ao uso de azeite diz respeito, no entanto, para os apreciadores de peso e coisas mais violentas, sem dúvida que isto vai parecer demasiado azeiteiro. “She’s Got The Love” é um bom exemplo como uma música , que tem um excelente refrão (e onde a voz de Ward se parece bastante com a de Joe Elliott dos Def Leppard) poderá também ser encarada como extremamente azeiteira para os fãs de metal. No entanto, dentro do género, está aqui uma excelente proposta de AOR que é recomendada para quem não se importa da gordura e viscosidade na sua música.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira