About Me

One Year Delay - "Deep Breath" Review


“Gunpoint” faz-nos pensar que estamos de volta a 2001 novamente. Se andamos hoje em dia tão fartos de metalcore e derivados – principalmente pela falta de ideias apresentadas por cada nova proposta que nos chega, apoiadas em regras estabelecidas por outras que realmente devem ser valorizadas – o que dizer do nu-metal que assim que apareceu tresandava a pobreza musical, apoiando-se em vernáculo gritado por cima de ritmos de guitarra e baixo afinados uns tons mais graves que o normal?

Pois é, Os One Year Delay chegaram com atraso de 15 anos e nem é necessário ouvir este trabalho muitas vezes para se chegar a essa conclusão. Na realidade, nem é necessário ouvi-lo por inteiro. Este álbum de estreia da banda grega é co-produzido e misturado por Tobin Wright que já trabalhou com bandas como Korn e Sevendust, facto que não nos surpreende nem um pouco. Não se pode dizer que “Deep Breath” é um mau álbum, mesmo para um álbum de nu-metal. Não é dos típicos casos em que temos alguém a usar certos tiques ou fórmulas apenas para conseguir entrar nalguma moda – neste caso numa moda que mesmo antes de estar morta já cheirava mal. Há um foco nas músicas em si e isso nota-se em “Truth Dare Dispair” e “Miss You” duas abordagens distintas dentro do mesmo estilo.

O sentimento que fica no final é o que já foi descrito atrás: isto é água que já passou debaixo da ponte há muito tempo – e por falar nisso, a “Water Under The Bridge” que é de longe o melhor tema desta proposta, tem um feeling a Pist.On misturado com Alice In Chains, que chega quase a ser doom. Quase… não se excitem. Há potencial para muito mais, resta saber a direcção agora adoptada pela banda grega, mas seria talvez saudável deixar para trás todas as referências bafientas ao passado e apostar em algo mais fresco. Algo mais deles.


Nota: 5/10

Review por Fernando Ferreira