About Me

Vanden Plas - "Chronicles Of The Immortals - Netherworld II" Review


Após uma primeira parte, espera-se sempre uma segunda. Não se esperava era tão cedo. A banda de metal progressivo alemã que tinha um ritmo de lançamento de um novo álbum a cada quatro anos, regressa apenas um ano depois após o excelente “Chronicles Of the Immortals: Netherworld (Path 1)”, com a segunda parte da história iniciada em 2014. Relembrando capítulos de cenas passadas, este projecto é elaborado em conjunto com o escritor best-seller Wolfgang Holhbein, depois do mesmo ter sido adaptado para o teatro de forma bem sucedida, empreitada que contou com a participação de Andy Kuntz, o vocalista dos Vanden Plas. E o resto é história.

Para se ser sincero, e ao contrário do que acontece normalmente com os álbuns conceptuais, este é um álbum cuja história não é o principal ponto, pelo menos perante a música. Qualquer álbum que dos Vanden Plas, mesmo que seja um trabalho conceptual sobre a história de um caracol a atravessar a estrada de um deserto alentejano e as dificuldades que tem para não cozer nos asfalto. E este é um ponto inabalável. Para brinde, o conceito em causa não envolve tal tarefa hercúlea por parte de um simpático rastejante, o que torna este álbum ainda mais saboroso de ouvir.

Mais do que focar a sua atenção numa narrativa e descurar a parte musical, ou focar a atenção na exibição das suas imensas habilidades musicais, este é um trabalho de equilíbrio de mestre em que a banda foca a sua atenção em criar músicas de extremo bom gosto, mesmo que isso inclua um épico gigante como “Blood Of Eden” com os seus treze minutos ou baladas singelas como a emocional “Where Have The Children Gone”. Esta riqueza é a marca registada da banda que continua intacta aqui. Os Vanden Plas continuam A banda de topo da Alemanha no que ao metal progressivo diz respeito e também uma das maiores a nível europeu, embora para isto não fosse necessária a confirmação deste que é o seu oitavo álbum de originais.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira