About Me

Necrocosm - "Damnation Doctrine" Review


Sabendo de antemão que se vai entrar no reino da repetição, não vamos referir como é fantástico ter uma intro (neste caso a "Damnation") instrumental e sem consistir em peças ambientais de teclados, a começar um álbum. A dita intro tem o dom de deixar o ouvinte logo em pulgas pelo o que vem de seguida. E o que vem de seguida é death metal melódico tipicamente norte-americano. Já se sabe, já se sabe, pensa-se logo que é logo algo que se pode chamar daquela designação que começa por "M", acaba e "E" e lá dentro tem aleatoriamente as letras "etalcor". Não, não é mesmo o caso.

Lembram-se quando antes de aparecer a dita designação, alguns jornalistas e editoras esforçavam-se para que a designação NWOADM pegasse? Não pegou, mas a designação servia para classificar bandas como Shadows Fall e Lamb Of God e é dentro desse género que se movem os também norte-americanos Necrocosm. Com o death metal à flor da pele e com um virtuosismo que se exibe bem nos leads e nos numerosos solos, este é um álbum que agradará aos fãs do género. Para quem procura algo mais forte que o thrash metal e aprecia as melodias próprias dos duelos de guitarra da NWOBHM, este é sem dúvida o álbum indicado.

Claro que a fórmula já é gasta mas o que interessa reter é que estas dez músicas, apesar de não ficarem logo imediatamente gravadas no cérebro, dão um gozo desgraçado ouvir. É tipo de álbum que enquanto dura consegue contagiar e envolver o ouvinte. O que é que se pode querer mais? Talvez os Necrocosm sejam demasiados ríspidos para os apreciadores do som mais melódico e demasiado brandos para aqueles que gostam da brutalidade, mas para todos os outros que gostam de ambos o mundo, então este é um grande álbum de estreia! Ah e apenas para finalizar, sabemos que estamos fartos de falar de quando uma banda começa com uma música instrumental que rocka como tudo, mas e aqueles que acabam com uma música instrumental que rocka como tudo?


Nota: 8.3/10
 
Review por Fernando Ferreira