About Me

Our Oceans - "Our Oceans" Review


Álbum de estreia dos Our Oceans que contém nada mais, nada menos ex-membros dos Cynic e actuais membros de bandas como Exivious, dos Dodecahedron e Mourn. Ou seja, estamos já todos preparados para algo especial, certo? Absolutamente certo, embora não seja muito de esperar a abordagem da música aqui contida - para se ser sincero, dos nomes citadas atrás, os Cynic são mesmo aqueles que fazem mais sentido. Fazendo uma comparação algo parva, este seria o tipo de música ideal para passar num bar de música chill-out. Dificilmente se encontrará ambiente mais relaxado e boa onda como aquele que músicas como "What If" e "Tangled" nos transmitem, isto mesmo depois de recorrer a solos de guitarra nesta última música. Não se trata propriamente de um solo de guitarra convencional mas de qualquer forma resulta na perfeição.

E perfeição é um adjectivo que poderá surgir muitas vezes no decorrer da audição de "Our Oceans". Com um som soberbo, interpretações perfeitas, onde até mesmo o baixo fretless soa bem, este é um álbum que vicia à primeira. Obviamente que estamos a falar de todos os fãs de metal e rock progressivo, porque se há uma metáfora perfeita para definir este trabalho é a de observar para um lago numa qualquer tarde quente de Verão que o movimento maior que tem é quando alguém atira uma pedra para o seu interior e o impacto faz espalhar as pequenas ondas durante alguns segundos. Para muitos isto poderá ser um defeito, no entanto, para nós é mesmo feitio.

Aquela definição de que para se ter boa música chill-out é ter música que faça adormecer poderá parecer um insulto, mas nos dias de hoje em que se anda tanto a correr de um lado para o outro, que se come comida de plástico porque não temos nem tempo para se sentar, ouvir um álbum como este, que faz o tempo parar e que nos faz relaxar, é mais que bom. É mágico e divinal. Mesmo que a banda acabe agora, já, neste preciso momento, o seu legado ao mundo já é gigantesco. Um enorme álbum de prazer imenso, ao qual se volta com redobrado prazer e o qual se prevê que assim seja por muitos e mais anos. Divinal.


Nota: 9.5/10

Review por Fernando Ferreira