About Me

Shrapnel Storm - "Mother War" Review


O death metal finlandês tem qualquer coisa na sua génese que faz com que o mesmo seja imediatamente reconhecível. Não é geral a todas as bandas de death metal finlandesas, mas aqui, na estreia dos Shrapnel Storm, podemos encontrar essas mesmas características. Não é algo tão imediato como no sueco mas tem uma fragrância única que se consegue reconhcer. Bem, nem só de virtuosismo neo-clássico ou gótico vive a terra dos mil lagos. Podemos encontrar aqui uma brutalidade viciante e deliciosamente tradicional. O som é
algo baço mas é essa característica que lhe dá o seu maior encanto.

Groove (calma...) ameçador que faixas como "Detracked" evidenciam são coisas para fisgar logo qualquer apaixonado de death metal, sem dar a mínima hipótese. E numa época em que todos tentam tocar mais rápido e técnico que os restantes, é refrescante ver como a simplicidade normalmente é a melhor opção. A simplicidade da punjança, claro está. A banda surge aqui como se fosse um nome clássico a evidenciar mestria em 1992 e aqui poderá residir o busilis da questão. A malta não está mais em 1992, pelo que fora aqueles que gostam de lembrar os tempos idos, este álbum poderá passar ao lado.

Sendo o primeiro álbum e mesmo com o truque de mostrar um som clássico são evidentes algumas pequenas questões que são fruto desse mesmo facto: a solução para a composição é praticamente a mesma para todas as músicas e essa mesma fórmula foi pedida emprestada aos Bolt Thrower, que obviamente não surge com tanta qualidade como o original. Corre o risco de soar genérico mas "Mother War" é um belíssimo disco de death metal clássico para quem já tinha saudades de Bolt Thrower, Benediction ou outras bandas começadas por "B". Boa estreia.


Nota: 6.7/10

Review por Fernando Ferreira